Apostar numa loja virtual para o seu negócio pode ser uma oportunidade única de aumentar a área de abrangência da sua marca e ainda vender mais. Porém, não basta apenas colocar a loja para funcionar – é preciso um suporte constante de profissionais capacitados e experientes para gerir e impulsionar seu e-commerce.

Como não há uma formação específica para isso, separamos algumas características fundamentais para você encontrar o profissional perfeito para o trabalho.

1 – Foco em vendas

Consumidores exigentes e concorrência são fatores que influenciarão diretamente a postura do seu e-commerce no digital. Por isso, um profissional atento às métricas e que esteja disposto a propor melhorias sempre é o ideal.

2 – Agilidade, planejamento e organização

Identificar oportunidades é a linha que separa um bom profissional dos demais no ambiente digital. Mas não basta apenas identifica-las, é preciso aproveitar. Alguém capacitado para organizar e planejar ações, tendo em vista as chances que o contexto oferece, pode ser o profissional certo.

3 – Formação/Experiência

Áreas afins como marketing ou administração são ótimos locais para encontrar profissionais com este perfil. O ideal é que, independentemente da área, o indivíduo tenha experiência no setor, além de cursos e credenciais.

4 – Conhecimento do mercado digital

Este tópico pode ser resumido em estratégia. Conhecer o mercado digital é saber o que serve, o que não serve e o que pode ser experimentado. Cabe a você encontrar o que chamamos de “heavy user”, usuários assíduos das redes sociais e do ambiente digital em geral.

5 - Pro atividade

Fazer acontecer. O profissional pro ativo vai tomar atitudes ao invés de esperar ou repassar para outros funcionários. Uma característica fundamental para um serviço que está disponível 24h por dia e exige um acompanhamento regular de suas métricas.

Por ser algo novo, contratar profissionais para e-commerce pode não ser uma tarefa simples. Analise as alternativas do seu negócio e invista na alternativa que possa gerar mais resultado.

 

Fonte: Agência Inove