Uma sacada muito legal do Facebook é a distinção de pessoas e marcas. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto à existência e forma de utilização dessas ferramentas.

Dessa forma, a rede social torna-se um parceiro tanto dos negócios quanto das pessoas, já que permite essa interação entre pessoas e marcas.

O Facebook foi um dos primeiros a oferecer essa possibilidade de distinção na hora de criação de uma conta. Aliás, era muito comum que empresas e pessoas utilizassem o mesmo tipo de conta com os mesmos recursos. Hoje a realidade é outra. As pessoas podem usar seu perfil pessoal para adicionar pessoas queridas, amigos, família, compartilhar fotos, imagens e as Fanpages para divulgar os serviços de sua empresa e aumentar a visibilidade do seu negócio.

Perfil, Fanpage, grupos no Facebook. Qual devo usar?

Existe muita dúvida quanto à diferença entre Fanpages, grupos no Facebook, perfis pessoais e quais são suas aplicações, por isso vamos falar um pouco sobre cada uma delas e citar algumas diferenças.

Fanpage: Destinado a negócios;

Perfis pessoas: Destinado a pessoas físicas;

Grupos: Destinado a ambos (pessoas físicas e empresas).

Uma grande diferença dos perfis e as páginas no Facebook é a forma como as pessoas se “conectam” a ela. O Facebook entende que as pessoas possuem amigos e conhecidos e gostam de se relacionar, já as empresa, possuem fãs, pessoas que admiram seus serviços, seus produtos e a marca em si. Considerando que uma empresa não pode ter “amigos”, com a Fanpage, as empresas passam a ter fãs. Os perfis se limitam a 5.000 amigos, já as Fanpages podem ter um número ilimitado de fãs.

Por serem dedicadas a fins comerciais, as Fanpages disponibilizam recursos que podem revolucionar o processo de marketing e reconhecimento digital, como anúncios, número ilimitados de fãs, informações sobre o desempenho da página, integração com sites, aplicativos, remarketing dentre outros.

A Fanpage terá que ser criada por um perfil pessoal, dessa forma, o dono desse perfil se transformará, automaticamente, no administrador da página. Outra sacada do Facebook é permitir que outras pessoas tenham acesso à sua Fanpage de forma hierárquica, podendo ser: administrador, editor, moderador, anunciante ou analista. Basta ao administrador disponibilizar o acesso às pessoas, com a hierarquia desejada.

Os Grupos do Facebook facilitam o contato com grupos específicos de pessoas. É semelhante ao grupo do Whats app, onde você pode compartilhar fotos, documentos, mensagens e etc.

Os Grupos podem ser públicos ou privados, essa é uma grande diferença das Fanpages (permitem que qualquer pessoa curta e receba suas postagens). Os grupos atendem quem precisa compartilhar e interagir com um grupo específico de pessoas. Eles podem ser criados como público – qualquer pessoa pode ver o grupo, seus membros e suas publicações, fechado – qualquer pessoa pode encontrar o grupo e ver seus membros, entretanto, somente membros podem ver as publicações ou secreto – somente membros podem encontrar o grupo e ver suas publicações.

Benefícios de criar uma Fanpage:

Como nosso objetivo aqui é incentivar que os perfis usados para empresas se transformem em Fanpages, abaixo listamos alguns benefícios que o farão entender porque essa mudança deve ser feita hoje:

Benefício #1 Estar dentro dos termos de uso do Facebook

O Facebook entende que os perfis pessoais devem ser usados para pessoas físicas, para relacionamentos familiares, sociais e etc. Sendo assim, não é permitido o uso de um perfil para divulgação comercial de produtos e serviços.

Benefício #2 Relação entre marca/empresa e o consumidor:

A partir do momento que uma pessoa interessada no seu produto curte a sua Fanpage ela passará a receber mensagens suas no seu feed de notícias, ou seja, você poderá enviar mensagens de uma vez para várias pessoas, e melhor ainda, se a estratégia estiver correta, serão pessoas interessadas no seu produto!

Benefício #3 Presente e futuro promissor:

Não é novidade pra ninguém que o Facebook está inserido na vida de aproximadamente metade da população brasileira. Inclusive no dia 24/08/2015 o Facebook teve seu recorde de audiência, alcançou o marco de 1 bilhão de usuários ativos em um único dia, ou seja,  1 em cada 7 pessoas no mundo usaram o Facebook.

E incontestável a presença do Facebook na vida da maioria das pessoas, e com certeza, grande parte dos seus clientes estão conectados, só aguardando sua solução.

Benefício #4 Efeito dominó:

Uma vantagem significativa de uma Fanpage é, como já citei, a sua capacidade de enviar mensagens pra muitas pessoas ao mesmo tempo, e o mais surpreendente disso tudo é que todas as ações das pessoas que receberem funcionarão como efeito dominó. Se um fã de sua Fanpage compartilhar algum conteúdo, imagem, vídeo publicado por você o nome da sua empresa aparece junto com o conteúdo no feed de notícias dele, o que significa que mais pessoas visualizarão não somente seu post, mas o seu negócio também!

Benefício #5 Cartão de visita online:

Outra vantagem do Facebook é a possibilidade de inclusão de dados importantes da sua empresa, funciona como um cartão de visita. Na Fanpage podem ser inseridas informações de contato: telefones, e-mails, endereço, endereço do site, fotos da empresa, descrição da empresa e etc, o que facilita a divulgação da sua empresa, já que o seu perfil aparecerá na pesquisa do Google, caso pesquisem pelo nome do seu negócio. E o mais legal é poder personalizar a sua Fanpage com a cara do seu negócio. É possível adicionar fotos de perfil personalizados, foto de capa com logo, missão, valores, postagens personalizadas, informações sobre produtos, ofertas e etc.

Benefício #6 Facebook Ads:

A divulgação da empresa sempre foi algo complicado e, muitas das vezes, um processo caro e lento. Por essa razão outro ponto vantajoso das Fanpages que queremos apresentar (inclusive, em nossa opinião, o mais importante) é a possibilidade de anunciar pelo Facebook. As Fanpages disponibilizam essa função pelo gerenciador de anúncios, onde os anúncios podem ser criados, editados e analisados. O interessante é que o custo é bem menor e o alcance, além de maior, é segmentado, elevando as chances de interesse. Os anúncios são personalizados conforme sua necessidade, conquista de mais fãs, divulgação de site, blog, ou qualquer link externo, divulgação de uma publicação, vídeos, aplicativos e etc.

Benefício #7 Relatórios:

Após a criação dos anúncios, outro benefício, é a possibilidade de emissão de relatórios com os resultados do seu anúncio. Por meio desses relatórios é possível identificar erros, comparar diversas estratégias, calcular custo, ver qual o alcance da sua publicação. Além disso o Facebook disponibiliza informações sobre os seus fãs e sobre públicos, conforme sua configuração, o que é muito interessante, já que por meio dessas informações você poderá entender quem são seus fãs, onde moram, quais páginas curtem, quando acessam o Facebook, idade, sexo e etc.

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Criar Fanpage: https://www.facebook.com/pages/create

Criar Grupo: https://www.facebook.com/help/167970719931213

Fonte: http://migre.me/t207P